Reutilize discos de vinil na decoração

Disco de Vinil
Esse é um objeto que quase todo mundo tem em casa, e geralmente temos vários, uma verdadeira coleção de discos de vinil antigos. Se não somos colecionadores, não temos verdadeira paixão pelos discos ou os que temos em casa já estão riscados e não servem mais, muitas vezes não sabemos muito bem o que fazer com eles não é? Se você já pensou em jogá-los fora ou doar para alguém, espere um pouco e separe alguns deles para você porque depois de ler esse post terá algumasideias muito criativas e fáceis para utilizá-los na decoração da sua casa. Preparados para mais um faça você mesmo?


Mesa auxiliar e banquinhos

Uma mesinha prática é versátil para você deixar no cantinho da sua sala, ou na cabeceira da sua cama. Para montar esse item você precisa de um disco de vinil e uma base para fazer os pés da mesa, que pode ser do modelo e do jeitinho que você quiser. No modelo abaixo foi utilizado um suporte para vasos antigos feito de metal e o disco foi colado nessa mesma base com cola quente. Muito simples não é? Você pode usar sua imaginação e utilizar como base o que tiver em casa, reciclar umbanquinho velho e parafusar o vinil em sua própria estrutura. Para dar mais firmeza você pode colar o vinil em uma placa de madeira com o mesmo diâmetro do disco e acoplar na base, além disso, se essa base for suficientemente forte para aguentar o peso de uma pessoa servirá como banquinho também.
Disco de VinilDisco de VinilDisco de Vinil


Relógio de Parede

Outra ideia muito fácil e simples é utilizar os discos de vinil para fazer um lindo relógio de parede. Utilize um relógio velho que tenha em casa para retirar a maquininha e osponteiros, o orifício no centro do disco já tem o tamanho perfeito para encaixar as peças do relógio. Depois é só você soltar sua imaginação para decorá-lo, coloque os números e marcações, pinte, desenhe, forre com tecidos e deixe o relógio com a sua cara. Se quiser cortar o disco para dar algum formato diferente também é possível utilizando algum instrumento cortante bem quente (um pirógrafo por exemplo) ou aquecendo o disco previamente e cortando com uma tesoura afiada.
Disco de VinilDisco de VinilDisco de VinilDisco de VinilDisco de Vinil


Recipientes multiuso

Você também pode criar recipientes e usar como fruteiras, petisqueiras, porta trecos e vasinhos. O material do disco é muito maleável quando submetido a uma fonte de calor permitindo ser moldado antes de esfriar. Para conseguir moldar o disco pegue uma forma grande de bolo ou de pizza e em cima dela coloque uma forma redonda pequena (ou do formato que preferir), coloque o disco centralizado em cima dela e leve ao forno bem quente. Preste atenção a todo o momento e quando o disco começar a amolecer retire-o do forno rapidamente (com cuidado e utilize uma luva para não se queimar) e inverta a posição da forma pequena, ou seja, coloque o disco por dentro dela conseguindo assim moldar da maneira desejada. Retire o disco de dentro da forma logo em seguida, deixe esfriar totalmente e pronto!
Disco de VinilDisco de VinilDisco de Vinil

Disco de VinilDisco de VinilDisco de Vinil


Leve o vinil para sua mesa
Os discos de vinil podem compor mesas incríveis e com um toque retro muito charmoso. Utilize-os como sousplat e monte uma mesa bem original e temática, aproveite pra decorar festas, recepções e jantares. Não gosta da aparência do disco "ao natural" ou esse não é bem seu estilo? Você pode forrar o disco com tecido e cola, veja como fica bonito o resultado, você pode ter um conjuntinho combinando com cada estilo de mesa que deseja montar. Genial não é?

Disco de VinilDisco de VinilDisco de VinilDisco de VinilDisco de VinilDisco de Vinil


Porta Copos musicais

Ótima dica para utilizar quando for receber amigos em casa. Aproveite a parte central do disco, e as cores da etiqueta com o nome da banda ou cantor que já foram sucesso no passado, para fazer alguns porta-copos originais e bem coloridos. Como já dissemos anteriormente, o disco de vinil quando aquecido torna-se uma superfície fácil de manejar. Coloque o disco no forno bem aquecido por alguns minutos, o suficiente para que seja possível cortar o circulo central com uma tesoura. Se no meio do corte o disco voltar a endurecer (pode ocorrer bem rápido) volte a colocá-lo no forno e continue a cortar de onde parou. Depois, lixe as laterais para tirar qualquer imperfeição que tenha ficado e cole um pedaço redondo de cortiça ou feltro (uns 5mm menor que o diâmetro da peça) no fundo do porta copos, servira para não escorregar e absorver a água que possa escorrer na mesa. Muito legal não acha?

Disco de VinilDisco de VinilDisco de VinilDisco de Vinil


Você pode fazer muito mais

Se você é um craque do DIY vai adorar as ideais que mostramos a seguir. O disco de vinil permite-nos soltar a imaginação e idealizar muitos complementos legais e originais. Seguindo o mesmo processo e utilizando uma fonte de calor você pode moldar o disco e fazer porta-revistas, um suporte para livros, um rack para vinhos, porta chaves e até luminárias. Não quer ter tanto trabalho assim? Somente escolha alguns deles e coloque na parede do seu quarto e pronto! O que achou do resultado?

Disco de VinilDisco de VinilDisco de VinilDisco de VinilDisco de VinilDisco de VinilDisco de VinilDisco de Vinil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...